quinta-feira, 14 de abril de 2011

Li e gostei - recomendo - A Teia do Crime Organizado


Depois de quatro anos de pesquisas acadêmicas e de campo, o Capitão José Ivan Schelavin publica sua  obra sobre o fenômeno do Crime Organizado, com recortes sobre a Força Nacional de Segurança pública e Operações no Rio de Janeiro. A obra foi prefaciada pelo Secretário de Segurança Pública de Santa Catarina, César Grubba. 

O autor constrói em seu texto um quadro rico em informações e dados sobre as origens, a evolução e a caracterização das facções criminosas, especialmente, na cidade do Rio de Janeiro. Consegue, assim, demonstrar ao leitor um retrato verdadeiro dos fenômenos criminógenos que avançam sobre esferas de poder paralelo, traçando paralelo com organizações criminosas de outras partes do mundo, como a máfia italiana e a yakusa japonesa. Uma das interessantes conclusões é a de que a ausência de Estado desnuda a cidadania e degrada a qualidade de vida. 

Enriquecido pelo diálogo com questões de fundo doutrinário e de viés sociológico, este livro talvez seja único pelo fato de abordar, de forma pioneira, o conjunto de medidas aplicadas pela segurança pública do Estado do Rio de Janeiro para o enfrentamento do crime organizado no Complexo de Favelas do Alemão, com olhar atento para o ineditismo da integração operacional das forças estaduais com as Forças federais, a utilização de blindados em apoio às operações de incursão, a formatação e a consolidação do modelo de força de ocupação, os impactos políticos, econômicos e sociais refletidos na mídia e na sociedade (do prefácio).

O lançamento do livro ocorrerá em Chapecó, no próximo dia 19 de abril de 2011, às 19h30, no Centro de Eventos Plínio Arlindo de Nês. Mais informações sobre o livro, clique aqui.