sexta-feira, 3 de junho de 2011

Belo Monte sem eclusas!



Nada contra a energia elétrica, mas contra a burrice que assola projetos como o de Belo Monte, hoje aprovado. Não me refiro aos atingidos pelas barragens nem ao meio ambiente. Tudo isso está aparentemente bem equacionado. Mas, num país do tamanho do Brasil, necessitado de transportes, portanto, as eclusas deveriam ser obrigatórias nestes empreendimentos.
 

Como um navio atravessa a barragem de uma usina hidrelétrica? No Brasil, até hoje, parece que ninguém fez essa pergunta. As barragens não são construídas com eclusas, um mecanismo que permite ao navio simplesmente atravessar de um lado para o outro da barragem, mesmo que o desnível seja enorme. O barcão entra num lado de um enorme tanque e uma comporta atrás dele se fecha. A água do tanque é retirada. O barco desce para o nível do rio depois da barragem e, então a comporta da frente se abre. Ele continua a viagem. Veja no Youtube.

O que vai acontecer, você já sabe. Daqui a 10 anos, quando a Belo Monte estiver concluída, vão parar e pensar: puxa, podíamos ter feito uma eclusa para transportar carga do Norte para o Sul.

O transporte fluvial é até 20 vezes mais barato que o terrestre. Se tivéssemos feito isso em Itaipu, poderíamos transportar quase toda a exportação para a Argentina por rios! O rio Mississipi é a principal via de escoamento dos EUA. E a hidrovia Danúbio-Reno, na Europa, cheia de eclusas, leva toda a carga diretamente para o porto de Rotterdam. Que tal?

Podiam exigir isso agora? Podiam e deviam. Mas, como sempre, alguém esqueceu...