domingo, 24 de outubro de 2010

O dia em que Paris Hilton riu da nossa cara


Por Nina Lemos, da Folha

O que você faria se fosse presa, fichada e tivesse que tirar uma daquelas fotos de polícia? Choraria, entraria em estado de choque. Não se você fosse a Paris Hilton. Ao ser presa depois de ser flagrada com cocaína, ela tirou uma foto posada, sorrindo. É um sorriso estudado, aquele mesmo que ela costuma dar em tapetes vermelhos do mundo todo. Paris Hilton conhece seus melhores ângulos, vive para ser fotografada. Não fez diferente com a foto da cadeia. Posou como se o policial fotógrafo fosse mais um papparazi.

Dá para imaginar que, antes de tirar a tal foto, a milionária tenha pedido tempo para se maquiar. "Ei, posso passar um blush para ficar mais corada?" "E meu gloss cor de rosa, claro, não consigo viver sem ele." É preciso estar bem em foto de cadeia, já que ela vai rodar o mundo. Dito e feito. O mundo inteiro observou a foto de Paris rindo. Do que ela ria? Provavelmente da nossa cara.

Para, ela, que pode ser condenada a quatro anos, tanto faz ser presa. Será que ela acredita que isso realmente possa acontecer? Provavelmente não, já que Paris pode tudo.

A foto de Paris rindo agride todos nós, que se fossemos presos estaríamos ferrados para sempre. E não tem nada a ver com outras fotos famosas de "cadeia". A mais clássica, de Jane Fonda, presa em uma manifestação, mostra a atriz de punhos cerrados e para cima. Jane Fonda, que tinha ideais sérios, fez de sua "foto de cadeia" mais uma maneira de protesto.

Paris, como todo mundo sabe, não protesta contra nada. Seu único objetivo na vida parece ser continuar famosa. Nada mais. Vazio assim. E é por isso que ela ri. Porque sabe que uma foto de cadeia dá visibilidade e vira notícia. E, provavelmente, ainda vai fazer mais gente querer ser sua "BFF", ou Best Friend Forever, o título de um reality que ela estrela na TV, onde participantes se submetem a provas para serem seus "BFF". Seus fãs talvez comentem que ela "está linda na foto".

Paris é o retrato (literal) de uma época onde só o que interessa é estar bem na foto. E se o jogo é esse, porque não dar um sorriso? E se ela for presa, bem, provavelmente vai dar um jeito de incrementar o uniforme da cadeia. E nunca vai esquecer do gloss, claro.