sábado, 11 de abril de 2009

Um MP para todos

*Affonso Ghizzo Neto, Promotor e coordenador do projeto "O que você tem a ver com a corrupção?"

"O progresso é uma bela palavra. Mas o seu impulso vem da mudança. E a mudança tem inimigos" (Kennedy).


A atuação moderna do Ministério Público catarinense, revitalizada através de uma nova postura institucional, política e social, ao tempo em que permitiu o efetivo e livre desenvolvimento da democracia interna, ampliou o relacionamento externo com a sociedade e, por consequência, reforçou a legitimidade da atuação institucional e a própria cumplicidade social.



Essa nova postura, presente um Ministério Público forte e independente, embora com deficiências e dificuldades inegáveis, não tem sua razão de ser em interesses pessoais ou em manipulações de grupos de poder. Representa, pois, o início de uma importante mudança, calcada no agir transparente, franco, realista e persistente.



Longe de discursos demagógicos agradáveis, bravatas, mentiras, manipulações e verdades escondidas, busca-se a aplicação imparcial da lei indistintamente para todos que se encontrem na mesma situação, não sendo concebível a concessão de privilégios ou benefícios pessoais.



A sociedade catarinense, razão de ser maior da nossa instituição, poderá ter a certeza que o compromisso ético que fizemos continuará pautando nossa atuação funcional e constitucional, sempre orientada pela defesa da nossa autonomia e pelo aprimoramento da democracia institucional interna e externa.




Continuaremos buscando, com a inestimável ajuda de toda população, e a de cada membro do MP, prosseguir na construção de um Ministério Público de todos para todos, acessível imparcialmente a todo e a qualquer cidadão.