quinta-feira, 16 de julho de 2009

Clichês de redação jurídica



Sentença vergastada: verga é uma pequena vara flexível. Vergastar significa bater com uma verga. Quem está apanhando, o Português (não é o da padaria) ou o juiz?

Aviou recurso de apelação: aviar significa executar ou concluir. Dá característica de que algo foi feito rapidamente. “Aprontar-se ou andar depressa”, segundo o Aurélio. Dizer que o recurso foi “aviado” quer dizer que foi feito às pressas? Ou seria uma corruptela de “avoado”?

Determinar a não-retirada de árvores: esta pérola estava no Diário Catarinense de 16 de janeiro de 2009. Que tal “proibiu a retirada de árvores”? Ainda mais com a reforma ortográfica podando nossos hífens...

E. tribunal, r. sentença: se quer elogiar, puxar o saco, babar, que faça por extenso. Imagine o apaixonado namorado para sua pretendente: “Raquel, você é a mais b. dentre as mulheres, l. e c. como poucas que conheci” (tradução: Raquel, você é a mais bela dentre as mulheres, linda e carinhosa como poucas que conheci).

Suplicante: quase um mendigo, apesar de suplicar pelo... seu direito! Conforme Aurélio, suplicar significa “Pedir com instância e humildade; rogar, implorar”.