quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Nem Mastercard...




Já falei aqui muitas vezes das dificuldades do trabalho de um promotor de Justiça. A ineficiência do Judiciário, o paradigma burocrático e o excesso regulador de nossas instituições públicas, tudo isso leva realmente a perder a paciência.

Mas no dia a dia de uma promotoria de Justiça, sempre tem alguma coisa que nos faz sorrir, que permite voltar para casa com aquela sensação de dever cumprido, de “fiz a diferença”. E talvez aqui esteja justamente a maravilha de ser promotor de Justiça.

Manter preso um corrupto de colarinho branco, daqueles bem engomadinhos, por exemplo, é uma dessas maravilhas. Dois então, é demais! Depois de anos denunciando furtos e lesões corporais, ver a Justiça funcionar num caso desses, não tem preço...

Convidar a comunidade para o lançamento de um novo projeto e ter 100% de adesão, com sugestões para incrementar ainda mais o projeto, divulgação na rádio e jornal, não tem preço...

Suspender uma obra poluidora numa situação que ninguém mais conseguiria, não tem preço...

Ver aquele candidato ficha suja, condenado também pelo seu esforço, ter o registro cassado, não tem preço...

Verificar que o blog da Promotoria já está perto de 90 mil acessos, não tem preço...

Que salário, que estabilidade, que nada! O que paga nosso dia a dia é o prazer de promover a Justiça. Para isso, nem Mastercard!