quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

CNJuizite

Quando um juiz (ou promotor) novato começa a cantar de galo, a dizer além da conta "eu fiz", "eu mandei", "eu baixei as pilhas do outro", isso tem nome. É juizite.

Juizite é uma inflamação aguda do ego, mais especificamente na parte que controla a noção de grandeza. O sujeito se acha maior do que realmente é; mais importante do que sua função de fato é. Para o doente, estar (vejam o verbo!) num cargo desses significa ter poderes sobrenaturais, como, por exemplo, entrar em baladas sem pagar, xingar funcionários, falar alto com réu preso com algemas nos pés e nas mãos.

Publicação recente de uma revista de medicina jurídica descobriu uma mutação do vírus que causa a juizite. É a CNJuizite, um vírus que vem atingindo um órgão colegiado específico, o CNJ.

A doença faz o CNJ conceder liminares para suspender concursos, para reintegrar em cargos, para avocar processos, para mandar e desmandar. O efeito mais impressionante até o momento já registrado, conforme os estudos, é mesmo a concessão de liminares. Um único membro de um colegiado - que, por ser colegiado, deveria decidir em colégio, ou seja, em grupo - se acha com poderes suficientes para suspender atos julgados por três, cinco, quinze ou até mesmo por um tribunal de justiça inteiro, o que chamam de "pleno".

Justiça seja feita: a força do vírus tem diminuído nos últimos dias, com vacinas aplicadas pontualmente pelo Supremo.