sexta-feira, 20 de julho de 2012

Concursos e maratonas

A maratona é a prova mais clássica das Olimpíadas. Já teve 40km e, para deleite do rei inglês Eduardo VII, foi acrescida em mais 2195m para que a largada ocorresse defronte ao palácio real.

O concurso é a competição mais clássica da faculdade de Direito. Antigamente eram realizados em uma só etapa, com provas discursivas escritas à mão. Hoje, para deleite dos examinadores, são diversas etapas, com provas objetivas, discursivas, orais, psicotécnicas...

A maratona exige lentos treinos. Ninguém começa já correndo 42km. Muitos começam com 5km, 7km, até chegarem a uma primeira vitória, os 10km. O corpo vai criando músculos distintos para a tarefa.

O concurso exige lentos estudos. Começa-se geralmente na própria faculdade - na verdade, até bem antes dela - com o hábito da leitura. Ninguém começa lendo 100 páginas por dia. Muitos começam com 10, 20, 30, até chegarem a uma primeira vitória: 40 páginas bem compreendidas num dia. O cérebro vai criando músculos distintos para a tarefa.

A maratona é desgastante, é preciso ingerir líquidos antes, durante e depois. É preciso alimentação adequada e balanceada. É preciso dias de descanso, de sol, de atividades complementares. Mas o maratonista não se perde no cronograma. O foco é a maratona.

O concurso também é desgastante, para o corpo e para a mente. É preciso líquidos e alimentação, não só para o corpo, mas para o cérebro. A leitura de um Jorge Amado no intervalo dos estudos descontrai e afina sua técnica de redação. Vai ser importante na prova escrita. O sol, a alimentação adequada (esqueça comida congelada!) e exercícios são atividades complementares. Mas o concurseiro não se perde no cronograma. O foco é a aprovação.

A linha de chegada é o objetivo na maratona. Menos de um por cento dos maratonistas se preocupa com o tempo de conclusão. A preocupação é chegar lá. E sabem que vão chegar. Sabem porque já treinaram 5, 7, 10, 15, 21 e 28 km. Sabem porque estão se sentindo fortes. Simplesmente sabem.

A aprovação é o objetivo do concurso. Melhor não pensar no tempo de conclusão. Mas também não vale a comparação com fila de banco - já ouvi falar que concurso "é igual fila de banco, a gente espera a até passar": ledo engano. 

Concurso é igual maratona. Quem treina passa, na linha de chegada ou na última prova. Concurso é suor, dedicação, preparação, concentração. O cérebro não é um músculo, mas parece um. Fica mais forte se é estimulado, treinado, exigido. E responde!