domingo, 17 de maio de 2009

Premio Innovare 2009

A sexta edição do Prêmio Innovare concentrará seus esforços em torno do tema escolhido por seus conselheiros e diretores: JUSTIÇA RÁPIDA E EFICAZ.
Magistrados, membros do Ministério Público, Defensores Públicos e Advogados de todo Brasil, poderão apresentar práticas inovadoras, que estejam aumentando a qualidade da prestação jurisdicional e contribuindo para a modernização da Justiça Brasileira.
Um dos fundamentos para escolha do tema é a comemoração dos 60 anos da declaração dos direitos humanos, ocorrida em 10 de dezembro de 2008. Com o tema, o Innovare espera identificar práticas que garantam a ordem social, onde os direitos e liberdades das pessoas possam ser plenamente realizados a partir de uma justiça que solucione os conflitos de forma ágil e com qualidade.

Os critérios para a seleção das práticas premiadas serão: eficiência, celeridade, qualidade, criatividade, exportabilidade, satisfação do usuário, alcance social e desburocratização. Outra novidade da sexta edição será a ampliação dos parceiros institucionais, aumentando o alcance e a diversidade das práticas identificadas pelo Prêmio Innovare.
As práticas inscritas serão averiguadas por consultores especializados e julgadas posteriormente por personalidades do mundo jurídico e acadêmico que integram a Comissão Julgadora como o Ministro Gilmar Mendes, o Ministro José Antonio Dias Toffolli, a Ministra Nancy Andrigui, o Ministro Luiz Fux, o Ministro Sepúlveda Pertence, o Ministro Ives Gandra Martins Filho, o advogado João Geraldo Piquet Carneiro, a Defensora Pública Adriana Burger, o ex-Procurador da República Aristides Junqueira, o Professor Cândido Rangel Dinamarco, o ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Marcello Lavenére, a Cientista-política Maria Tereza Sadek e o Desembargador Thiago Ribas Filho. O grupo de jurados também será aumentado com a participação de pessoas que conhecem a Justiça Brasileira e suas diferentes realidades.
Além de troféus e placas de menção honrosas, o projeto entregará o prêmio de R$ 50.000 aos vencedores. O Prêmio Innovare conta com um banco de dados com mais de 1000 práticas inovadoras, disponíveis no site do Prêmio Innovare e com a coleção “A Reforma Silenciosa da Justiça”, onde são publicadas as práticas homenageadas e premiadas. As categorias para participação são Tribunal, Juiz Individual, Ministério Público, Defensoria Pública e Advocacia.
O período e o regulamento para inscrições serão divulgados no site do Prêmio Innovare.