quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Concurso em SC: algumas dicas

Dia 7 de fevereiro começará pra valer o XXXIV Concurso para Promotor de Justiça de Santa Catarina. Já participei na fiscalização das provas umas três vezes, além de ter feito o concurso, sentado horas a fio numa daquelas carteiras. Não tenho muita experiência, portanto, já que são só quatro participações, mas mesmo assim sempre me pedem dicas. Então, se eu puder ajudar, lá vai:

1. Concurso é uma maratona. Não tente correr como se fosse um Usain Bolt. Devagar e sempre é o lema. Isso vale também para o dia da prova. Se você acha que vai levar 30 minutos para chegar ao local da prova, calcule uma hora; se achar que vai levar 1 hora, calcule duas. Chegar tranquilo, acomodar-se, descontrair um pouco com os amigos vai te ajudar a manter o ritmo cerebral a ponto de bala para o momento da prova.

2. Evite queimar energia neste momento, você vai precisar disso pelas próximas oito horas. Fuja de rodinhas de estudiosos de última hora ou de conversas densas sobre a teoria da co-culpabilidade. Olhe para o horizonte, tome um garrafa de água e se concentre no objetivo. Se eu fosse você aproveitava para ficar de pé durante este tempo. As próximas 4 horas você estará sentado.

3. Como a prova preambular tem o total de oito horas de duração, a comparação com a maratona é realmente ideal. Começe devagar, sem alopração. Tem tempo pra tudo. Leia todo o caderno, confira tudo. O que for fácil responda desde já. O que for difícil marque para olhar novamente depois.

4. Se você fosse correr uma maratona, certamente não correria desajeitado, com a coluna torta. O mesmo vale para esta prova. Sente-se de forma confortável cuidando para não forçar a coluna, os braços as pernas. Lá pela sexta ou sétima hora de prova sempre tem gente que lembra de mim...

5. Não esqueça de anotar o gabarito para conferir uma a uma das questões depois. Confira realmente tudo. Pesquise na internet. Cada prova tem duas etapas, a da prova em si e a do recurso. No meu concurso fiquei por uma questão. Fiz recurso e agora estou aqui. Não, a banca não vai te achar um idiota por ter feito recurso. Mas seja elegante nas razões recursais.

6. Dois entendimentos razoáveis para uma mesma questão? Pense, você está fazendo concurso para promotor ou advogado de defesa? Na dúvida, responda como promotor e coloque o sujeito na cadeia.

7. No intervalo do almoço muita gente desiste. Conversa com um, com outro e vê que não foi muito bem. Será mesmo? No meu concurso, se eu tivesse conversado com alguém muito convincente, mas que tinha errado a maioria das questões, certamente teria desistido. Nesta etapa quase todo mundo acerta pouco mais de 50% da prova. Logo, erram também quase 50%. Por isso, só confira o seu gabarito com o gabarito oficial, com o de mais ninguém. Se você conferir o gabarito com alguém vai acabar correndo o sério risco de não coincidirem erros nem acertos. Não vai ser nada legal começar a etapa da tarde achando que está tudo perdido.

8. Almoço leve, óbvio! Não vá se encher de gorduras, fritura, carne e misturar muitos líquidos com sólidos no almoço. Coma pouco e compre um chocolate ou uma barrinha de cereal para a metade da tarde. Você provavelmente vai precisar de uma dose de energia extra para concluir a maratona. Programe bem este momento ( eu sugiro às 10h e às 16h) para não deixar passar em branco e ficar com muita fome.

9. Cada um reage diferentemente ao café. Se eu tomo uma xícara fico mais atento, se tomo três fico disperso. Antes de tomar café, chimarrão, chá preto, guaraná em pó ou todas essas coisas juntas, saiba qual o efeito fazem exatamente em você. Na dúvida, só tome água, suco (não de maracujá!!!) ou um refrigerante.

10. Você não quer fazer uma prova toda e errar ao passar o gabarito, certo? Programe então uns 30 minutos (não é muito não!) para passar o gabarito e uns 5 minutos a mais para ir ao banheiro antes, jogar uma água no rosto e voltar o mais atento possível. Afinal, ninguém vai olhar o seu caderno de provas para saber porque você passou errado o gabarito.

Boa sorte!!!